O presente Blog foi desenvolvido no âmbito das disciplinas de Área de Projecto e Educação Tecnológica, tendo como base o conto de uma história que deve ser elaborada e ilustrada pelos membros do grupo. Em todas as aulas, serao elaborados novos fragmentos da nossa história. Os leitores através da nossa sondagem podem participar no desenvolvimento da história

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Materiais com pilhas

No nosso dia-a-dia as pilhas estão muito presentes, podemos nem dar conta, mas um simples clic no botão do comando da televisão, já é uma utilização da pilha.
Em Alguns Rádios; Mp3; Relógios; Alguns Brinquedos; Algumas canetas; Alguns comandos; e até para montar circuitos, etc., estamos a utilizar a pilha.

A importância da reciclagem da pilha

A reciclagem das pilhas tem inúmeras vantagens, mas existem duas que vale a pena destacar:

- A primeira vantagem diz respeito à selecçao prévia e incentivo a uma deposição controlada destes produtos nos Ecopontos, prevenindo-se assim a possibilidade de recolha descontrolada, que levaria à poluição.

- A segunda vantagem prende-se com a sustentabilidade do meio ambiente. Reciclar pilhas e acumuladores significa que certos materiais que existem de forma limitada na natureza (Zinco, Aço e Carbono, por exemplo) serão reaproveitados. Logo, reciclar significa nao gastar tão depressa as reservas que a natureza possuí destes produtos que nos são essenciais. 


segunda-feira, 30 de maio de 2011

Um pouco sobre Alessandro Volta

Alessandro Volta nasceu numa época em que o nível de vida da sua família tinha diminuído. Ao contrário do que se esperava,  Alessandro Volta não seguiu a carreira eclesiástica ( relativo à Igreja e ao clero ).
 Começou a falar apenas aos quatro anos de idade e a sua família estava convencida de que ele possuía problemas mentais. Entretanto, aos sete anos, quando ocorreu o falecimento do seu pai, alcançou o nível de perspicácia para crianças de sua idade. A partir daí, Alessando Volta, começou a progredir intelectualmente. Aos catorze anos, decidiu que seria físico.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Como é constituída a pilha?


A pilha é constituída por uma solução de ácido sulfúrico em água, na qual é mergulhado um eléctrodo de cobre e um de zinco. Se ligarmos o cobre ao zinco por um condutor c, passará a corrente eléctrica nesse condutor, dirigida do cobre para o zinco, o que indica que á uma diferença de potencial entre eles. A solução com os dois eléctrodos constitui então um gerador. Os dois eléctrodos são chamados pólos, ou terminais do gerador. Chama-se pólo positivo àquele, por onde a corrente sai, e pólo negativo por onde a corrente entra.


A primeira pilha

Todos nós a conhecemos e utilizamos no nosso dia-a-dia. Alessandro Guiseppe António Anastacio Volta foi um físico Italiano. Este cientista inventou a pilha. Foi conhecido especialmente pela invenção da bateria. Nascido em 18 de Fevereiro de 1745, sendo que a sua morte ocorreu no dia 5 de Março de 1827 (aos 82 anos de vida), a sua nacionalidade é Italiana como já foi referida anteriormente, estudou na Universidade de Paiva, nos campos de Física e Química.